Rompendo com a Religiosidade, Amarrados em Cristo

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

>> [Artigo] Jesus Cristo: O destruidor de favelas


por: Cão Sarnento 
Postado Originalmente em 20/01/11 na  Favela Diodati

Com toda certeza todos já ouviram falar de Jesus Cristo, isso é mais que certo. Você que por ventura entrou nesta favela também já ouviu falar neste nome, talvez você sinta um amor por ele parecido com o qu’eu sinto, talvez não. Pode ser que você seja um dos desventurados que dizem qu’este homem é um mito e outras coisas mais... Mas a questão é que todos de alguma forma já ouviram este nome isso ninguém pode negar. E por que todas as pessoas ouvem este nome? É simples: Jesus Cristo foi o maior revolucionário que o mundo já conheceu, ele foi o responsável pela maior mudança de mentalidade que o mundo já passou. Ele já defendia conceitos que Marx, Freud e Nietzsche só viriam a defender muitos séculos depois.

Jesus Cristo conseguiu combater as entidades que nos oprimem, que nos escravizam que nos fazem definhar, de uma forma brilhante... Ele não foi lá e simplesmente contratou homens para matar tais entidades, ele não levantou espadas e lanças contra nossos algozes, pois ele sabia que muitos deles estavam dentro de nós. Ele atacou justamente as armas que as entidades usam para jogar-nos nas nossas conhecidas favelas... Jesus atacou a mentalidade ou a ideologia dessas entidades ele rachou a superestrutura de toda sociedade.

Pode se perceber isso claramente observando os principais seguidores de Jesus, os apóstolos- Eles eram pessoas de todas as classes/ castas sociais que compunham a sociedade (Pescadores, Cobradores de impostos, carpinteiros, estudiosos etc.) Outro fator que mostra o engajamento revolucionário de Jesus é fato de que seus doze discípulos compunham três facções de Israel que estavam contra os romanos (Zelotes, Essênios e os Sicários) Alguns nomes para deixar mais claro: Pedro (Zelote), João (Essênio) e Judas (Sicário).

 Esses três grupos tinham formas de lutas totalmente diferentes, por exemplo, os sicários eram assassinos, os essênios viviam quase uma vida monástica separada dos demais, os Zelotes já tinham certa participação popular... Seus doze discípulos eram homens extremamente diferentes e difíceis de lidar... Mas era justamente por isso que a revolução que Jesus Cristo causou pode dar frutos. Ele lutava pela heterogeneidade do homem, ele já previa a coisificação que o homem iria se tornar pode-se perceber isso através de um de seus mandamentos “Amai ao teu próximo como a ti mesmo”.

Enquanto você nutrir um amor sincero pelo teu próximo, considerando-o como um irmão as possibilidades de coisificação dele por ti diminuirão drasticamente, a própria exploração do Homem pelo homem que é e foi à base para o crescimento e explosão do capitalismo seria destroçado na sua raiz, sem precisar cortar a cabeça ou aniquilar o teu irmão.

Outro exemplo De libertação que Jesus nos deu foi a sua batalha contra a religião (outro algoz usado pelas entidades para criar favelas) ele percebeu o quão venenosa esta poderia ser para o homem não foi á toa que Marx disse que “A religião é o ópio do povo” Jesus também sabia o quão perniciosa era esta droga, tanto qu’ele veio a terra justamente para acabar com a dependência que o povo tinha com a casta sacerdotal, tanto que véu que separa o lugar santo do restante fora rasgado, feito em milhões de pedaços e espalhado pelo quatro cantos. Você não precisa mais prostrar-se perante um sacerdote muitas vezes sórdido e corrupto para qu’ele te aproxime de Deus, você mesmo pode falar com ele da forma que bem entender.

Jesus Cristo não pregava o isolamento dos homens ele pregava e deu as bases para a criação de diversas comunas ou Bolos (este é um conceito que abordarei numa outra ocasião) Basta lembrar-se da igreja primitiva descrita em Atos e das Igrejas na Ásia. Jesus criou as possibilidades para o homem viver uma vida verdadeira sem exploração, sem viver cativo desta praga chamada dinheiro, ou preso aos mais diversos vícios que hoje transformamos em divindades (A pornografia, por exemplo).

 Jesus nos deu a possibilidade de uma real liberdade de uma verdadeira relação com Deus, nos deu as armas fundamentais para destroçarmos nossas malditas favelas... Ele nos deu o Amor, A liberdade, a busca por conhecimento, a relação direta com Deus.

Resta somente usar essas armas.

Cão Sarnento é Poeta, 
Cidadão da cristandade, 
professor, e escreve para 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Derrube conosco!